PC ou notebook - netbook ou tablet

Recebi quase 300 emails (293 para ser exato) sobre o post Notebook ou tablet e as dúvidas eram praticamente as mesmas, porém adicionavam PC e netbook. Então abaixo explico as diferenças e o que recomendo e o que não aconselho adquirir.
Primeiro é importante estabelecer as semelhanças e diferenças entre todos, para que se saiba o que comparar para a escolha da compra.
Nunca compare notebook com netbook, nunca compare tablet com notebook, são categorias diferentes em termos de recursos, funcionalidades e usos. As únicas comparações corretas são Notebook e PC; Netbook e tablet.
Notebook e PC
Notebook ou laptop é a escolha da troca, ou seja ao escolher um bom notebook, você não precisará mais de um pc, porque ele cumprirá tudo o que um pc oferece, com uma vantagem extra, a mobilidade. Há apenas um porém, os custos de upgrade de um notebook ainda são maiores do que o de um pc. Mas se você optar por um notebook com grande capacidade de processamento, muita memória ram e um hd com o maior volume de gigas, esqueça definitivamente o pc.
Netbook e tablet
Netbook pode ser considerado o pai do tablet, mais pelo que oferece do que pela interface, ou seja, eles tem em comum, uma tela pequena, um sistema operacional que oferece recursos adequados a sua proposta, internet, informação (leitura de e-book) e entretenimento com grande mobilidade, onde o tablet oferece como diferencial uma tela sensível ao toque. Os netbook, por isto vão desaparecer, portanto o tablet é a escolha óbvia.
Obs.: Para não ficar preso a um modelo que não deixa você usar como deseja seu tablet, não recomendo iPad (a explicação seria longa, então apenas evite ele). Recomendo os tablets com android e webos e em breve os com windows phone.
Como disse anteriormente, sua escolha deve recair sempre em quais usos dará, ao aparelho que deseja comprar.